EVENTOS

EVENTOS
Lançamento Oficial da UNEM VIP - 26/10/2011

terça-feira, 15 de maio de 2012

PERFEITOS, MAS MELANCÓLICOS! VOCÊ CONHECE ALGUÉM ASSIM?





Desci do elevador e percebi que a minha sócia Rose entrou em sua sala e encostou a porta. Continuei cantarolando e assim que entrei no escritório dei um animado e estrondoso “BOM DIA” para a secretária. Em sua sala, a Rose procurava tapar os ouvidos e se concentrar no seu trabalho. Aliás, que sala! Cada coisa no seu lugar, tudo milimetricamente arrumado e olha que era sexta-feira, ou seja, já fazia quase uma semana que a diarista havia estado no escritório para fazer a limpeza semanal! Até hoje não sei como ela consegue. Na sua mesa fica somente o papel que ela está usando no momento, uma calculadora e uma caneta! Você conhece alguém assim? Pois é, então, você conhece um Perfeito Melancólico!

O  Perfeito Melancólico é um tipo reservado. Ele não gosta de barulho, nem de conversa fiada (a Rose costuma dizer que não gosta de “lorota”). São extremamente organizados e perfeccionistas. Para eles, existe regra para tudo. Há um jeito correto de lavar a louça, um jeito correto de colocar o papel higiênico no banheiro, um jeito correto de comer uvas. Vivem ordeiramente de acordo com as regras que eles mesmos criaram e que nós, pobres mortais, custamos a entender a não ser que nos ensinem. Eu, como Popular Sanguínea nunca tinha parado para pensar em nada disso até conviver diariamente com a Rose. Mas hoje eu aprendi. Nunca mais consegui colocar o papel higiênico com a folha virada para parede. E parece compulsão, se entro num banheiro e o papel está “errado”, preciso arrumar.

Meu pai também tinha uma boa dose de PM. Quando vamos em enterro ou missa de japoneses, costumamos acender o incenso ao fazer a oração. Meu pai sempre me alertava que precisávamos colocar o incenso do fundo para frente para evitar que os últimos queimassem suas mãos. Eu nunca tinha parado para pensar nisso, mas depois que ele me alertou, isso passou a fazer todo o sentido do mundo!

Uma vez fomos, Lurdes, Rose e eu, no lançamento do livro de uma cliente nossa. Ao chegarmos no coquetel, Lurdes e eu começamos a cumprimentar todo mundo. A Rose ficava meio afastada procurando fazer de tudo para não chamar a atenção. “Vocês conhecem todas essas pessoas?”, ela nos perguntou e juntas respondemos: “Não, não conhecemos ninguém!”. Para um PM não é muito comum sair cumprimentando quem eles não conhecem, o que para um PS e para um FC é perfeitamente natural. O PS faz isso por prazer, pois para ele, falou “Oi!”, já é amigo. Para o FC é uma questão política, pois nunca se sabe quando e onde surgirão bons negócios. Por isso é preciso ser atencioso e cordial com todos.

O lado Melancólico dos PM é que preocupa. Eles tendem a levar os comentários para a esfera pessoal. Ficam facilmente deprimidos quando algo não acontece da maneira que eles planejaram. E como planejam! Às vezes demoram tanto  para planejar que perdem o momento do lançamento. Quando percebem alguém já lançou a ideia na frente deles.

Ao se sentirem melancólicos, eles costumam ficar pelos cantos, refletindo e tentando compreender o que foi que deu errado. Nesses momentos, ficam com o semblante triste, fechado e fazem as pessoas que estão a sua volta ficarem preocupadas com eles. Mas, nem sempre quando estão pelos cantos pensativos significa que estão tristes. Eles gostam do silêncio. Relaxar num canto da sala ouvindo música clássica é o paraíso para eles. Se você é PS não tente quebrar esse momento mágico tentando animá-los. Nem todos precisam de animação para estarem bem.

O PM é extremamente inteligente e talentoso, mas nem sempre acredita nisso. Ele tem a tendência de achar que o outro é melhor que ele, que o que ele faz não é tão bom. Se você convive com alguém assim, é preciso aprender a elevar sua auto estima. Se você tem filhos com tendência PM é preciso trabalhar desde cedo a auto confiança neles. Se você conseguir administrar isso muito bem, pode ter certeza de que terá um gênio em casa.

Conseguiu identificar alguém que seja PM? Quer fazer o teste e saber o quanto de PM você tem? Participe do curso: COMO LIDAR COM AS PESSOAS E SEUS DIFERENTES TEMPERAMENTOS e vamos aprender juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário