EVENTOS

EVENTOS
Lançamento Oficial da UNEM VIP - 26/10/2011

terça-feira, 15 de maio de 2012

DEVAGAR E SEMPRE, ESSE É LEMA DO SERENO FLEUMÁTICO



Quando eu era criança, havia um comercial onde um peão chegava correndo e gritando: “Cumpadi, cumpadi, o Nho Lau tá apavoradu e mando avisá que a vaca foi pro brejo!”, e com toda calma do mundo o compadre respondia: “Carma... dá... Maracugina prá ele...dá...”. “E a vaca, cumpadi?”, perguntava o peão, “Dispois nóis disatola ela, uai...”. Eu pensava que esse personagem calmo e tranquilo era só no comercial, mas depois que conheci o estudo dos quatro temperamentos percebi que realmente há pessoas assim, extremamente calmas e tranquilas: são os Serenos Fleumáticos.

A palavra pressa e urgente não faz parte do dicionário deles.  São aqueles indivíduos que para morrer de repente levam 3 dias. Não importa se o mundo está desabando, eles não perdem a calma e não se apavoram. O bom é que também não apavoram ninguém.

São extremamente competentes, mas fazem as coisas no seu ritmo. Um dos nossos palestrantes tem esse perfil. Ele é o campeão em perder vôos. Aliás, ele iniciou no CERES perdendo o vôo. Era abril de 2001, minha sócia, Lurdes e eu estávamos no aeroporto quando anunciaram o nosso nome pelo auto-falante. Nosso coração acelerou, pois no dia seguinte tínhamos um auditório lotado com 700 participantes. Nossa sorte que havia um outro vôo que chegava 3 horas depois e ele pode finalmente aterrisar em Maringá. Ao longo desses 11 anos, foram inúmeras as vezes que ele perdeu o vôo. Em cada caso ele tinha uma justificativa. Uma vez, estávamos em Foz do Iguaçu e ele resolveu dar um “pulinho” no Paraguay. Lurdes, o irmão da Lurdes, Zé, ele e o taxista saíram pela manhã para o Paraguay. Calmo, minucioso e detalhista, ele olhava todos os produtos demoradamente antes de se decidir por um. Dito e feito, quando decidiram voltar pegaram um congestionamento monstruoso que os impediu de estar no aeroporto no horário. Por mais experiente que fosse o taxista não dava para sobrevoar os carros. Mais uma vez, tivemos que remarcar a sua passagem!

Tenho um cliente SF. Até o piscar de olhos dele é mais lento. Sua respiração parece que vai parar. Sempre que o visitamos ele tem uma história super interessante para nos contar. Mas eu acho que é o jeito que ele conta que nos mantém ligadas. No meio da narrativa, ele fecha os olhos, respira profundamente e eu fico olhando com os meus olhos arregalados para saber o clímax da história e ele fica de 5 a 10 segundos com os olhos fechados. Para mim parece uma eternidade, a impressão que tenho é que ele dormiu na melhor hora ou que não vai mais abrir os olhos. Quando finalmente ele “desperta”, nos presenteia com um dos seus maravilhosos ensinamentos. Isso é que é saber prender um ouvinte.

Já ouviram falar da paciência de Jó? Pois é, o SF é assim. Paciente, não demonstra o que está sentindo. Por mais irritado e ansioso que esteja sempre mantém o equilíbrio. Você nunca verá um SF exaltado ou alegre demais e nem depressivo ou triste demais. Ele sempre estará sereno.

É um grande companheiro, pois ele sempre está por perto. Quando você pensar que todos o abandonaram olhe para os lados que você verá um SF, calado, com um semblante alegre, pronto a apoia-lo no que for preciso.

Celina, nossa secretária, é SF. Um doce de pessoa. Prestativa, caprichosa e responsável. Quando ela nos passa uma ligação, ela leva um segundo para começar a falar. Eu sempre acho que a ligação caiu, mas é só esperar que ela começa a falar com aquela voz amorosa e simpática. Vocês já viram aquelas reportagens do Jornal Nacional quando há um correspondente em outro país e o âncora o chama? Eles costumam demorar um segundo (que parecem horas) para começar a falar. Aquela demora é chamada de delay. Pois é, sempre que a Celina nos passa uma ligação há um certo “delay” na transmissão. No início eu estranhava, mas agora já estou me acostumando, pois o que realmente importa é a docilidade com que ela trata nossos clientes.

Você conhece alguém com esse perfil? Se não conhece procure por um, pois são excelentes amigos e excelentes ouvintes. Não espere entusiasmo deles, mas pode contar com o seu companheirismo. São ótimos amigos, desde que você não esteja apressado.

Participe do curso: COMO LIDAR COM AS PESSOAS E SEUS DIFERENTES TEMPERAMENTOS e saiba como conviver e extrair o melhor do SF. Quem sabe você descobre que também tem um pouco desse interessante temperamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário