EVENTOS

EVENTOS
Lançamento Oficial da UNEM VIP - 26/10/2011

terça-feira, 15 de maio de 2012

FORTE COLÉRICO, A AUTO ESTIMA EM PESSOA




“Calma! Vai dar tudo certo, pois eu estou no comando!”, esse é um típico pensamento Forte Colérico. Líder nato, sabe tudo, dono da situação, o FC sempre tem resposta para tudo. Minha sócia, Lurdes, é uma típica FC. No final do ano passado, pela primeira vez na história do CERES ela resolveu fazer um brainstorming para decidir o título que daríamos para uma palestra. Só que brainstorming de FC é diferente, ele já vem com alternativas para gente escolher. Todos da empresa votaram no seu título preferido. A Rose, minha outra sócia, chegou a comentar: “Nossa, as coisas aqui estão mudando!”. No dia da apuração dos votos, antes de transmitir o resultado, Lurdes fez um discurso enfático e defendeu um dos títulos, que por sinal tinha sido o menos votado.  Todos nós achamos graça da situação e acabou ficando o título que ela escolheu. Nós já aprendemos a não contrariar, pois ela é a Diretora Comercial da empresa e sabemos que se ela “comprou” o título, ela vai “vender” sem problema algum. E o negócio é vender. Dito e feito, fizemos um evento para mais de 600 pessoas.

O FC não “se acha”, ele “se tem certeza”! Quer vê-lo motivado a conquistar seus objetivos? Diga a ele que não vai conseguir. É como enfiar o dedo dele na tomada. Isso dispara um querer fazer tão grande que nada o detém.

Você já assistiu um seriado de um médico chamado Dr. House? Pois é, Dr. House é um típico FC. Ele é muito inteligente e sempre acerta seus diagnósticos. Embora seja uma pressão trabalhar com ele, sem dúvida alguma, todos os que passam pela sua liderança crescem muito profissionalmente, pois a vida ao seu lado é um constante aprendizado. Ele faz cada liderado chegar ao seu extremo. Ele é capaz de extrair da equipe um potencial que eles próprios desconheciam. Não têm compaixão, pois piedade não faz parte do seu dicionário. O seu dia-a-dia é voltado a resultados reais e concretos. São workaholics, sua vida é voltada ao trabalho. Para eles não existem obstáculos, fixam seus alvos e não param até atingí-los.

Forte Colérico não gosta de conversa fiada. Ele é prático e objetivo. Se você vier com uma história triste esperando alguém para ouvir você e chorar com você, jamais procure um FC. Na primeira lamentação ele já vai te dar uma solução e se você não gostar da primeira opção, ele facilmente te apresentará mais uma ou duas alternativas. Ele não tem paciência para ficar ouvindo suas lamúrias, ele quer é resolver o seu problema. Na sua concepção, se é isso que está fazendo você sofrer, vamos resolver e acabar logo com isso. Seu sobrenome é Solução.

São super sinceros. Mesmo que você não tenha pedido a opinião deles, eles darão, pois acreditam que só apontando as falhas é que podemos melhorar. Esquecem que, às vezes, o indivíduo não quer ver a falha, ou ainda não está preparado para enfrentar o problema de frente.

A vida gira em torno deles. Meu filho, Johnny, é FC. Meu companheiro, Lauro, é FC. Eles sempre falam sobre uma porção de coisas que precisam fazer e de acordo com a agenda deles eu tenho que me programar. Eles esquecem que eu também trabalho fora e tenho tantos compromissos quanto eles. Além dos compromissos habituais, ainda preciso adequar minha agenda para procurar atender as necessidades de cada um deles. Nem sempre consigo, pois como uma típica PS eu tenho dificuldade em me organizar.

Forte Coléricos são impulsivos. Aquela frase: “Atira primeiro, pergunta depois.” combina muito com eles. Eles não fazem por mal, mas estão tão determinados em encontrar uma solução que ouvem metade da conversa e já apontam um caminho. Eu vivo ouvindo do Lauro: “Fala, Sandra, mas não dá a volta ao mundo!”.

Outra característica é que o FC tira suas próprias conclusões tornando-se tão convictos delas e são tão enfáticos nas suas colocações que chegamos a duvidar de nós mesmos. Outro dia, a Lurdes, afirmou tão firmemente que foi comigo que ela tinha ido conhecer o Hotel Internacional que cheguei a ficar em dúvida. Eu costumo ter uma memória espacial muito boa e dificilmente esqueço de um lugar que já tenha ido. Por mais que eu me esforçasse eu não conseguia lembrar do tal hotel. Depois de muita discussão ela finalmente, cogitou a possibilidade de ter ido com uma de nossas vendedoras e não comigo. O Johnny também vive fazendo isso comigo. Ele sempre afirma que eu disse uma coisa, mas eu não me recordo. A convicção dele é tão forte que eu nunca sei se disse ou se não disse.

Vivo cercada de FC por todos os lados. Ao mesmo tempo que não preciso me preocupar com liderança, também é uma luta preservar o meu espaço. E você? Também convive com algum FC? Quer saber como fazer dessa convivência um alicerce para sua vida? Então participe do curso COMO LIDAR COM AS PESSOAS E SEUS DIFERENTES TEMPERAMENTOS e aprenda a viver mais e melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário