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Lançamento Oficial da UNEM VIP - 26/10/2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DOIS CASES DE VENDA BEM A MAL SUCEDIDA PELO MSN...

O mundo moderno nos trouxe um nova maneira de fazer negócios. Hoje de manhã, recebi duas abordagens pelo MSN. Não estou querendo questionar nem as pessoas e nem as empresas que essas pessoas representam e sim, a técnica.

A primeira pessoa me chamou pelo nome (pois se ela tem meu MSN ela precisa utilizar algum recurso que a faça lembrar quem sou eu). Cumprimentou e depois de um brevíssimo diálogo, ela me contextualizou sobre o motivo da abordagem. Conversamos e fechamos negócio. Perfeito, Econômico e Prático. Parabéns!



A segunda pessoa que representa uma empresa que vende produtos de informática só disse: "Bom dia! Veja as promoções que temos clicando no link ......................". Como tenho o nome do vendedor que sempre me atendeu por essa empresa cadastrado no meu MSN, eu o cumprimentei: "Olá, Diego! Tudo bem com você?" Do outro lado, responderam: "O Diego não trabalha mais aqui!". Perguntei: "Ah, é? Então quem é você?". O que eu, enquanto cliente, esperava nesse momento era uma breve apresentação dizendo que o Diego não trabalha mais na empresa, mas que a partir de hoje eu poderia contar com ele para efetuar as minhas compras. Ao invés disso, recebi um seco e frio: "Gleison". Agradeci por ele ter me oferecido os produtos e comentei sobre a vinda de um dos maiores especialistas em vendas do Brasil para Maringá, no final do mês. Ele vai tratar justamento do tema: COMO VENDER POR TELEFONE E E-MAIL. Pedi o e-mail da pessoa para enviar uma divulgação e ele simplesmente respondeu: "Eu não tenho interesse, obrigado!". Na minha humilde opinião, eu acho que, até por educação, não custava nada ele receber o e-mail, pois se ele pode "invadir" o meu MSN e me passar suas promoções, sem pedir-me permissão, poderia, sim me deixar divulgar o meu produto para ele também. Mas, o que mais me deixou indignada foi o desdenhoso comentário que ele fez logo em seguida: "Eu sou FORMADO em MARKETING e já fiz vários cursos desses aí". Não sei se a pessoa tem noção, mas quando alguém faz um comentário desse tipo, a mensagem que chega para mim é: "Eu já sou formado, sou o bicho da goiaba, não há nada mais que alguém possa me ensinar!". Expliquei para a pessoa que, o mercado muda e aprender nunca é demais. Que uma das coisas que o Prof. Frazão vai  nos ensinar é como fazer uma melhor abordagem utilizando os meios modernos de comunicação, pois a abordagem que ele fez comigo poderia ter sido feita de uma forma melhor.
Como cliente, quero listar os motivos que me levaram a não gostar da técnica utilizada por ele. Volto a afirmar que a insatisfação não é em relação a empresa e nem ao vendedor, mas em relação à técnica:
1) Eu não estou na empresa e não tenho porque adivinhar que a pessoa que me atendia (Diego) não está mais na empresa.
2) Num caso de mudança como este, espera-se que o atendente ou o vendedor novo entre em contato com o cliente e comunique a mudança.
3) Antes de passar a divulgação é de bom tom pedir permissão para a pessoa se pode passar uma divulgação ou não. Não pode ir passando sem perguntar. Se for por e-mail ainda vá lá, pois posso abrir no horário que for mais conveniente para mim. No caso do MSN, acho que o cuidado deve ser redobrado, pois é como chamar a atenção da pessoa para uma conversa naquele momento. Sou da opinião que os MSNs devem ficar online o tempo todo, mas só devemos chamar os contatos, principalmente em horário comercial, se for algo estritamente necessário e urgente.

Bom,  em resumo, o ocorrido me fez fortalecer a minha crença de que sempre temos o que aprender. Não é porque somos formados, temos pós-graduação, temos mestrado, temos doutorado, fizemos centenas de cursos pela vida afora que já não temos mais nada a aprender. Não é porque temos mais de 30 anos de experiência na área, porque já somos muito bem sucedidos em nossos negócios que podemos nos dar ao luxo de achar que já sabemos de tudo. O mais engraçado é que quanto mais a pessoa é culta, mais é estudada, mais é bem sucedida, mais bens ela possui, mais ela está disposta a aprender. Será que isso é uma simples coincidência?


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