EVENTOS

EVENTOS
Lançamento Oficial da UNEM VIP - 26/10/2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ATENDIMENTO É RESPONSABILIDADE DE TODOS NA EMPRESA!

Meus amigos, estamos no ano 2011, vivemos num mundo totalmente Globalizado onde um tsunami no Japão ou uma crise nos Estados Unidos afeta o mundo todo. Outro dia até um terremoto na Argentina fez tremer o Edifício Benedito Correa Oliveira, em plena Av. Brasil bem no centro de Maringá!

Nesse contexto, não dá para continuar achando que os únicos responsáveis pelo Bom Atendimento são os vendedores, a recepcionista, os balconistas e a telefonista. Um atitude errada de qualquer membro da equipe compromete o conceito de toda empresa. Assim, quando falamos de Bom Atendimento, sabemos que isso requer um estudo bem mais profundo. Afinal, o que é Atender Bem?

Muitos acreditam que para Atender Bem basta ser educado, sorrir, ser cordial, concordar com o cliente, oferecer cafezinho, estender tapete vermelho, etc. Eu concordo que isso tudo é importante, mas não basta.

Hoje tive que ir ao SETRAN de Maringá me apresentar como condutora do veículo da minha empresa, pois recebi uma multa. Tirei uma fotocópia dos documentos requeridos na carta de notificação que recebi pelo correio e lá fui até o distante "Aeroporto Velho". Ao  chegar, a atendente muito educadamente me disse que não seria possível protocolar a entrega porque como o veículo estava no nome da empresa eu deveria ter trazido uma cópia do contrato social da empresa.
- Mas, moça, em que lugar da notificação vocês informam que tal documento é necessário?
- Realmente, não informa. A Sra. tem razão. Mas, eu não posso receber sem o contrato social.
Nesse momento, eu fiquei sem ação, pois a moça era realmente muito educada, mas estava de mãos atadas. Expliquei a ela que sou uma das defensoras da Campanha: Vamos Transformar Maringá na Capital do Bom Atendimento e que isso também era Atendimento. Perguntei por que não informavam isso na notificação, pois assim, facilitaria muito a vida do cidadão. Ela disse que não sabia, pois a tal notificação vinha do DETRAN. Perguntei com quem deveria falar para sugerir isso, pois um erro como esse não pode continuar acontecendo. Ela então, muito sem graça, sugeriu que eu falasse com o responsável, o Raul.

Raul me recebeu muito bem e como ele já conhece o CERES há mais de 10 anos, ele resolveu o meu problema e protocolou o meu pedido. No entanto, ele também aparentou estar de mãos atadas em relação a verdadeira solução necessária para se melhorar esse atendimento.

A mensagem que fica desse episódio, meus amigos, é que não adianta treinar o funcionário quanto a educação e cordialidade se a empresa não assumir que o Bom Atendimento é fruto de uma melhoria global da empresa.

O que as empresas precisam fazer com URGÊNCIA é reavaliar os PROCESSOS de dentro da empresa, se é que eles existem, o que é mais grave ainda!

Podemos sim, modificar o conceito que as pessoas têm do Atendimento de Maringá. Podemos sim, criar um diferencial de Bom Atendimento que possa nos destacar das demais cidades! Podemos sim, ter um monumento na entrada da nossa cidade dizendo: MARINGÁ, CAPITAL DO BOM ATENDIMENTO! Mas isso depende de cada um de nós! Depende de melhorarmos um pouquinho a cada dia! Depende de pensarmos em ações que podemos fazer sozinhos ou juntos para conseguirmos esse diferencial!

Venha com a gente! Sua cliente quer, sua empresa precisa e Maringá agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário